sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DOMINGO LEGAL.

Domingo Legal é um programa de televisão, dominical, produzido pelo SBT, que estreou em 17 de janeiro de 1993.
Desde a sua estreia até o dia 5 de julho de 2009, foi apresentado por Gugu Liberato, e a partir de 12 de julho do mesmo ano passou a ser apresentado por Celso Portiolli. No segundo ano de exibição o programa passou a ser apresentado ao vivo e contava com a participação do público através de brincadeiras por telefone. Domingo Legal foi pioneiro na interação com o público através da Internet com mensagens enviadas pelo portal UOL, ainda na década de 1990. E no dia 10 de março de 2013 o dominical alcançou a marca histórica de 1000 transmissões.
O apogeu do programa aconteceu com Gugu, ainda na década de 1990, que utilizou o mesmo modelo do Viva a Noite, cujo formato era baseado em apresentações musicais e brincadeiras no palco com artistas. Gretchen, Rita Cadilac, Tiririca, Tiazinha, Feiticeira, Thalia e o É O Tchan, eram presenças frequentes e garantia de bons números no IBOPE. A freira do rap, Irmã Inez, esteve no palco do dominical no mesmo dia que Rick Martim deu o ar de sua graça.
Os quadros mais marcantes do dominical eram "Táxi do Gugu", "Gugu na Minha Casa" e a polêmica "Banheira do Gugu".
Além dos famosos que participavam do programa, Domingo Legal projetou novas estrelas. É o caso da Alessandra Scatena, que já vinha do Viva a Noite, e da Helen Ganzarolli que ocupou o seu lugar e se tornou apresentadora da emissora. Além da atriz Fernanda Vasconcellos que iniciou sua carreira como dançarina no dominical.
O recorde de audiência do Domingo Legal aconteceu no dia 3 de março de 1996 com a cobertura da morte do grupo Mamonas Assassinas, foram 37 pontos de média com picos de 47.
Gugu chegou a concorrer diretamente com Faustão e ficou na liderança por várias semanas consecutivas. Para se manter no topo ele se valia de todos os artifícios, como anunciar com exclusividade o sexo da filha de Xuxa, na ocasião de sua gravidez. No entanto, algumas apostas deram errado, é o caso do leilão da sunga que teria sido usada pelo ator Thiago Lacerda, que rendeu um processo, e a falsa entrevista com membros da facção criminosa PCC, que provocou uma suspensão do programa pela Vara Civil Federal.
Depois desse episódio, já com 10 anos no ar, o programa entrou em declínio, passou por várias reformulações e mantém uma média estável, mas longe dos áureos tempos.

ABERTURA - 1999.


MELHORES MOMENTOS DOS 18 ANOS.

Nenhum comentário: