sexta-feira, 26 de abril de 2013

SBT.

Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma Rede de televisão aberta fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador de televisão Silvio Santos.
A TV Studios (que era conhecida pela sigla TVS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 a 1987.
A emissora possui um dos maiores núcleos televisivos da América Latina, o CDT da Anhanguera, um investimento de 20 milhões de dólares que foi construído para centralizar as operações da tv que estava dividida em vários estúdios por São Paulo (Vila Guilherme, Teatro Silvio Santos, Teatro Ataliba Leonel, Sumaré e Anhanguera) e está localizada no 18º quilômetro da Rodovia Anhanguera, ocupando uma área de 231 mil metros quadrados.
O SBT herdou vários desenhos animados da TVS e aproveitou os programas da TV Tupi, aliás, coisa que a emissora não se melindra é aproveitar-se de sucessos alheios, pois enquanto as grandes redes de tv fecham um círculo entre seus contratados, o Sistema Brasileiro de Televisão ganha IBOPE levando para seus programas artistas das concorrentes.
Foi assim com a Tiaziha da Rede Band, as Paquitas e Paquitos da Globo, Angélica e os atores da Rede Manchete quando estouraram com a novela Pantanal, que foi até reprisada anos mais tarde na tv do Silvio Santos, seguida depois pela A História de Ana Raio e Zé Trovão e também Xica da Silva, todas produções da extinta Manchete.
O SBT acertou muito comprando novelas do México e apenas dublando como Rebelde, ou reproduzindo outras como Chiquititas, essa da Argentina. Mas conseguiu também êxito em algumas produções próprias como a novela Éramos Seis.
A emissora investiu boa parte de sua programação para o público infantil e criou alguns clássicos da nossa tv como o Show Maravilha da apresentadora e cantora Mara Maravilha e o palhaço Bozo que ganhava todos os Troféus Imprensa, apresentado por Silvio Santos, como o melhor programa infantil, até a estréia do Xou da Xuxa na Rede Globo.
Seguindo a tendência de Xuxa, além da Mara, passaram pela casa outras apresentadoras como Mariane e Simony. Eliana, recém saída do grupo Banana Splits deu uma nova cara aos programas infantis da casa.
O SBT também conseguiu produzir ótimos programas de auditório que por um bom tempo incomodaram as emissoras concorrentes. Gugu Liberato comandou o Viva a Noite em sua melhor fase que ia ao ar nos sábados a noite, além do Domingo Legal nas tardes de domingo, mesmo dia que Silvio Santos apresentava outras atrações que viraram clássicos como o Qual é a Música?. Sem falar no polêmico A Casa dos Artistas.
Além de apresentadores famosos que passaram pela casa, como Adriane Galisteu, Angélica, Hebe, Marilia Gabriela, Jô Soares e Serginho Groisman o SBT lançou outros como Carla Peres, recém saída do grupo É o Tchan e Virgínia Novick e Flor que também se aventurou pelo mundo da música.
Um ponto forte do SBT é arriscar em programas alternativos, foi assim que conquistou um público fiel com  o humorístico Chavez, ou colocando na grade programas em que o telespectador possa interagir brincando em casa ou participando ao vivo por telefone como a Corrida Maluca, Show do Milhão, Fantasia e Bom dia e Cia.
A emissora correu riscos apresentando a nudez sem censura dos campos de nudismo no jornalístico SBT Repórter e na sério O'Z e talvez seu grande erro seja alterar com tanta frequência a grade de programação, mudando as atrações de horários ou simplesmente as tirando do ar.
No entanto, mesmo assim, com uma programação flutuante o SBT consegue se manter em segundo lugar e com muita regularidade passa até mesmo da Globo, que geralmente deixa as concorrentes para trás.
Aliás, em se tratando de concorrência Globo e SBT vezes ou outra se tornam aliadas para impedir que outras emissoras de tv se aproximem de sua visibilidade.
Por várias vezes a Globo cedeu direitos que detia para que o SBT fizesse uso afim de atrapalhar a audiência da concorrente Record, como a transmissão das campeãs do carnaval do Rio de Janeiro em 2012, ou os programas (reality) da distribuidora Endemol, detentora do Big Brother.

FESTIVAL 30 ANOS - NOVELA


CASA DOS ARTISTAS.


Nenhum comentário: