sexta-feira, 26 de junho de 2015

SHOW MARAVILHA.

REPOSTAGEM - O programa infantil Show Maravilha estreou em 6 de abril de 1987 e foi exibido até 16 de fevereiro de 1994 pelo SBT.
Tinha como apresentadora Mara Maravilha, a única morena a comandar um infantil do molde que imperava na época.
O Show Maravilha foi transmitido inicialmente nas tardes, às 16h30 e nesse período Mara disputou audiência com Angélica que apresentava o Clube da Criança na Rede Manchete.
O programa mudou várias vezes de horários (16h15 / 16h00 / 15h30 / 15h15 / 15h00 / 14h30 / 14h00 / 13h30) e passou a concorrer diretamente com Xuxa pela manhã a partir de 1992 às 10h00 (10h15 / 10h30 / 10h45).
A duração do programa também alternou bastante. Começou com 1h e 45 minutos em 87, passando ainda no mesmo ano para 2 horas, 2hs e 30, chegando a 3hs em 88/89, voltando a 1h 30 em 90/91 e 2hs e 2hs e 15 a partir de 92 até o final.
A apresentadora Mara Maravilha comandava brincadeiras com o auditório, recebia convidados e atrações musicais como Meia Soquete (o grupo em que Adriane Galisteu cantou), Dominó, Polegar, Trem da Alegria,  e até as Paquitas, entre outros.
Ainda cantava suas próprias canções e apresentava suas coreografias.
Teve como ajudante de palco vários personagens como o Trio Maravilha, Gatinhas, Borboletas e o Paulinho, um menino, o maquinista do trem que a levava até o palco. Depois que cresceu ele passou a integrar Os Marotos, o grupo de rapazes assistentes de palco. Foi, ainda, o esposo da apresentadora anos mais tarde. 
Os cenários do programa se modificavam a cada ano, mas o sol foi uma das características principais e que se manteve em praticamente todas as reestruturações.
As aberturas do Show Maravilha sempre se destacaram por sua originalidade. Na primeira, a apresentadora fazia caras e bocas em diferentes janelas que passavam pela tela. Em 1990, o programa não tinha uma abertura, tinha somente os créditos no vídeo. Já na segunda, cenas emocionantes de clipes e programas iam passando conforme a letra e o ritmo da música. Na terceira, Mara e sua turma andavam por lugares sobre um carrinho de nuvens. Na quarta e última, em desenho animado, Mara e seus telespectadores, que entravam na TV para acompanhá-la, passeavam pelo mundo multi-colorido que ficava semelhante ao cenário do programa.
Embora poucos saibam, Mara foi pioneira no comando de programas infantis com auditório. Antes, ainda, de Xuxa se transformar em febre das crianças ela já havia comandado o Clube do Mickey e outras atrações infantis na televisão local da Bahia. E no SBT foi repórter do Viva a Noite com o Gugu e jurada no Show de Calouros com o Silvio Santos antes de ganhar o seu programa.
Por intermédio de Xuxa, sua amiga, a apresentadora resolveu deixar o SBT e partir para a carreira internacional, passando a comandar o Show Mara Maravilla na Argentina. Esse teve  duração de aproximadamente dois anos.

PRIMEIRA ABERTURA DO SHOW MARAVILHA.


TERCEIRA ABERTURA.


ÚLTIMA ABERTURA. QUALIDADE RUIM.


COMPACTO DO PRIMEIRO SHOW MARAVILHA.


O COMEÇO DE UM SHOW MARAVILHA.


COMPACTO DO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO.

Nenhum comentário: