sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RONNIE VON.

Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira nasceu em Niterói (RJ) no dia 17 de julho de 1944.
Começou sua carreira na época da Jovem Guarda (embora nunca tenha participado no programa apresentado por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléia), e conseguiu grande sucesso com as canções A praça (de autoria de Carlos Imperial) que se tornou um clássico e a anos difundida pelo programa a Praça é Nossa no SBT e Meu bem (uma versão em português do próprio Ronnie para a música Girl dos Beatles).
Em 1966, apresentou na TV Record o programa "O Pequeno Mundo de Ronnie Von", no qual interpretava um personagem baseado no livro O pequeno príncipe, herói da literatura infantil. A partir daí ficou conhecido como "O pequeno príncipe", apelido que o acompanhou durante alguns anos, também como uma forma de comparação ao apelido de "Rei" dado a Roberto Carlos, já que a mídia na época tinha criado um clima de rivalidade entre os programas dos respectivos cantores.
"O Pequeno Mundo de Ronnie Von" ganhou um certo destaque na mídia, atraindo artistas diferentes daqueles dos quais o programa Jovem Guarda costumava receber, dentre eles os futuros tropicalistas: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. Estes últimos, após sua primeira apresentação, ainda conhecidos como "Os Bruxos", viraram atração permanente no programa, tendo em seguida mudado o nome do grupo para "Os Mutantes", pois nem Rita e os irmãos Baptista estavam satisfeitos com o nome.
De acordo com Carlos Calado, a ideia veio do diretor do programa, com um tom de brincadeira, já que Ronnie na época estava lendo "O império dos Mutantes" e não falava em outro assunto.
No final da década de 60, Ronnie gravou três discos que são verdadeiras relíquias na história da música brasileira. São eles: "Abusando da psicodelia", "A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre contra o império de Nuncamais" e "Máquina Voadora".
A gravadora na época não acreditou que os discos fariam sucesso, pois fugiam do padrão comercial e, realmente, fizeram pouco sucesso à época, no entanto, hoje são comprados por pequenas fortunas por colecionadores.
Nos anos 70 ele voltou a fazer sucesso na televisão. Além de apresentar um programa de auditório na TV Tupi, fez a novela Cinderela 77.
Ronnie Von foi casado durante 12 anos com Arethusa, com quem teve dois filhos, em 1984 casou-se com a atriz Bia Seidl, de quem logo se separou e desde 1987, está casado com Cristina, a Kika, onze anos mais nova.
A paixão de Kika pelo artista vem de longa data, pois já havia declarado seu amor por Ronnie quando tinha apenas 11 anos de idade.
Ronnie Escreveu o livro Mãe de gravata, em que conta sua experiência de ficar com a guarda dos filhos após a separação. A propósito é pai de 3 filhos: Léo, Ronaldo e Alessandra.
Definindo-se como um metrossexual, nos últimos anos começou a apresentar programas dirigidos ao público feminino.
Desde 2004, Ronnie Von apresenta o programa Todo Seu, exibido diariamente nas noites da TV Gazeta a partir das 22h15. Seu programa registra audiência qualificada com médias em torno de 2 pontos, pico que bate na casa dos 3. O programa Todo Seu chega a bater de frente com a RedeTV, deixando constantemente Super Pop para trás.
Em março de 2007 foi lançado na internet um tributo independente dedicado à fase psicodélica da obra do cantor, Tudo de Novo - Tributo a Ronnie Von. A homenagem virtual contou com 30 bandas de todo o Brasil.

EU AMO AMAR VOCÊ.

A PRAÇA.

Nenhum comentário: