sexta-feira, 7 de junho de 2013

TETÊ SPÍNDOLA.


Teresinha Maria Miranda Espíndola, conhecida como Tetê Espíndola nasceu em Campo Grande no dia 11 de março de 1954.
De família humilde, mas de forte talento musical desde pequena gostava de ouvir música erudita. Aos 8 anos já gostava de ouvir conjuntos paraguaios tocar nas rádios, além de Beatles, Jovem Guarda, Janis Joplin e Bossa Nova, que marcaram sua adolescência.
Seu irmão, Humberto Espíndola, depois de muito batalhar se tornou artista plástico de renome internacional. Foi por ele e pela sua mãe, Alba Miranda, que Tetê começou a se interessar por música.
Começou a desenvolver os dons artísticos entre as sessões de teatro que a mãe e o irmão encenavam em casa, para se divertir. Sua mãe cantava muito em casa, o que a fascinava, querendo a cada dia ser cantora.
Sua veia artística também era influenciada por seus primos-trigêmeos que se apresentavam em grandes orquestras, tocando piano a seis mãos. Depois de muito trabalhar eles conseguiram tocar para Getúlio Vargas.
Dos seis irmãos: Alzira, Humberto, Jerry e Celito, dois deles, Sergio e Geraldo também se envolveram com música e influenciaram a irmã caçula, Tetê.
Em 1968, os irmãos Tetê, Geraldo, Celito, Sérgio e Alzira, com permissão dos pais, decidiram ganhar dinheiro e trabalhar no que gostavam e assim formaram o grupo LuzAzul e passaram a executar cantorias na estrada que liga Campo Grande a Cuiabá.
E foi nos arredores de Mato Grosso do Sul, cantando com os irmãos, de cidade em cidade, que Tetê se descobriu, num local muito especial para ela, chamado Chapada dos Guimarães, ao lado de passarinhos e da cachoeira do Véu da Noiva ela descobre a sua voz aguda, ouvindo nas matas o seu próprio eco. Isso despertou curiosidade na menina que começou a testar sua voz cantando todos os dias.
Aos 14 anos, Tetê ganhou um festival de música em Campo Grande com a letra que seu irmão Geraldo escreveu, Sorriso. A partir deste dia ela começou a pensar em seguir carreira em outros estados.
Após anos cantando para o público de Campo Grande, em 1977 o Grupo LuzAzul decidiu ir para a Cidade de São Paulo tentar carreira. Tetê, tinha então 20 anos.
Os irmãos fizeram testes em gravadoras e passaram. Acabaram por fechar contrato com a Polygram/Phillips, e a pedidos da própria gravadora, mudaram o nome LuzAzul para Tetê e o Lirio Selvagem, lançando assim seu primeiro trabalho em 1978.
Em 1979, Tetê o e Lírio Selvagem se desfez e em 1980 ela se lançou em disco solo, Piraretã, que marcou seu encontro com Arrigo Barnabé.
Tetê é dona de imensa extensão vocal e um raro timbre de voz agudíssimo, é uma das cantoras mais originais da música brasileira e seu trabalho incorporou pesquisas de vanguarda realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionalistas e fusões do acústico com o eletrônico. Fez muito sucesso em todas as músicas que compôs, especialmente a canção Escrito nas Estrelas. Sua voz e seu doce toque ao violão emocionou muito a todos na gravação de Cio da Terra.
Além de cantora, ela atuou também como dubladora, atriz e compositora. Fez a trilha sonora do filme Mônica e a Sereia do Rio (de Maurício de Sousa) dirigido por Walter Hugo Khouri.

ESCRITO NAS ESTRELAS.

Nenhum comentário: