sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SILVIO SANTOS.

Senor Abravanel, conhecido com Silvio Santos, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930 no boêmio bairro da Lapa.
Filho de pai grego e mãe turca, aos 14 anos com o irmão Leon e um sobrinho de Adolpho Bloch, vendia nas ruas capa para título de eleitor quando o Brasil entrava numa fase de redemocratização após a ditadura do Estado Novo.
Foi um fiscal da prefeitura que o indicou para um teste na Rádio Guanabara, onde venceu Chico Anysio e José Vasconcelos, no entanto depois de um mês voltou para as ruas, já que como camelô ganhava mais dinheiro.
Aos 18 anos serviu o exército como paraquedista e para conciliar o serviço das forças armadas com uma profissão, tornou-se locutor em uma rádio de Niterói.
Silvio soube usar todas as oportunidades para lucrar e construir sua carreira artística. Foi radialista na barca que fazia a travessia do Rio Niterói e depois, em São Paulo, trabalhou em bares apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas.
Tornou-se técnico em contabilidade e estreou na televisão em 1962 com o programa Vamos Brincar de Forca pela TV Paulista, adaptando o formato de shows, espetáculos e sorteios que já fazia.
Paralelamente a carreira de tv, comprou de Manuel da Nóbrega o Báu da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças, que mais tarde foi adaptada para venda de carnês e sorteios.
Quando a TV Paulista tornou-se filiada da Rede Globo, Silvio alugou o horário e revertia o investimento em anúncios publicitários até que em 1970 os diretores da Globo, Boni e Walter Clark, promoveram reformas no padrão da emissora e não permitiam programas independentes e nem que seus contratados desenvolvessem atividades paralelas.
Persuadido por Roberto Marinho, Silvio ficou na Globo até 1976, quando passou a fazer seus programas na Rede Tupi e transmiti-los simultaneamente com a TVS (TV Studios) canal 11, cuja concessão havia sido outorgada no dia 22 de outubro de 1975 pelo presidente Ernesto Geisel.
Com a falência da Rede Tupi, Silvio passou a trabalhar na Rede Record e chegou a comprar 50% dos direitos da emissora, no entanto em 1981 obteve licença para operar o canal 4 de São Paulo dando início a sua própria tv e continuou usando as repetidoras da Record para alcançar o interior até que no final da década de 1980 a marca SBT ocupou toda a rede.
Só em 1990 é que Silvio vendeu sua parte de Record para o bispo Edir Macedo.
Sílvio projetou em rede nacional Gugu Liberato que apresentava o divertidíssimo Viva a Noite, Mara Maravilha com seu Show Maravilha, Carla Perez como apresentadora, Mariane, Eliana, o palhaço Bozo e a cantora Flor. Além de comprar o passe de Angélica da extinta Rede Manchete e manter Hebe Camargo nas grades da emissora por longos anos.
Em 1987 por problemas na vóz assegurou a permanência de Gugu no SBT que já havia assinado contrato com a Globo.
Sílvio soube explorar programas novos, jogos simples que cairam no gosto popular como o Qual É A Música e trazer para o país as novelas mexicanas de grandes sucessos, é o caso de Carrossel, Rebelde e Chiquititas, além de é claro, o clássico Chavez.
Silvio desenvolveu paralelamente ao SBT várias outras empresas como o banco PanAmericano, Jequiti Cosméticos e Baú da Felicidade, que durante anos fizeram o dinheiro circular como em um ciclo vicioso, ele era o seu maior anunciante em sua própria emissora de tv, mas em 2010 devido a um rombo de mais de dois bilhões e meio de Reais no PanAmericano, no ano seguinte vendeu o Báu da Felicidade e o próprio banco.
Silvio Santos é um homem que se renova, mesmo sem se reinventar. O que faz já tem uma formula conhecida e seu grande trunfo é sua simpatia para com seus telespectadores, tanto que quando tentou se candidatar a presidente da República em 1989 já tinha apoio suficiente dos eleitores a ponto de ameaçar outros candidatos.
Por outro lado, o Senor Abravanel não é do tipo que se deixa levar pelo lado emocional e faz de sua emissora seu maior brinquedo, alterando a grade de horário das programações e contratando e despedindo artistas sem aviso prévio.
Além de piedade o que Silvio não tem é medo, pois algumas vezes não mediu consequências ao lançar na programação do SBT as versões originais, brasileiras, de novelas cujo direito autoral já pertencia a outras emissoras, como é o caso de Pantanal (comprada legalmente, mas) de autoria de Benedito Rui Barbosa, pertencente a Globo e Xica da Silva, além de A História De Ana Raio de Zé Trovão, novelas que a maioria dos artistas já estavam contratados por outras redes de tvs.

ABERTURA DE SHOW DE CALOUROS.


BIOGRAFIA FEITA PELA CONCORRENTE REDE RECORD.

Nenhum comentário: